Família e Sociedade

A família tornou-se tema obrigatório para aqueles que se preocupam com o futuro da organização social humana e com os fundamentos de sua base moral, que proporcionam estabilidade integral à pessoa humana e à própria sociedade.

Não se pode entender a família como apenas uma organização interna de seus membros e conformá-la a eventuais modificações legislativas ou mesmo a interpretações jurídicas classificadas de progressistas de Tribunais Superiores às quais retiram a dinâmica transcendente do amor e da unidade indissolúvel do casal de seu centro.

A família tem uma missão inalienável que é a de formar em seu seio pessoas a serviço da construção da paz, da justiça e da fraternidade. A família é o seio criador de humanidade. É um mistério do amor Deus, que entregou seu próprio Filho nas mãos de Maria Santíssima e de São José.

Nesta perspectiva e não há como infiltrar-se outra, não há sentido reformador ou reorientador honesto, nas ações que estão sendo desenvolvidas pelo poder público, de maneira geral, na direção de diluir o papel da família natural (homem e mulher) na sociedade de hoje através do permanente avanço da promoção da desconstrução da identidade masculina e feminina.

A crise que imputam à família não veio da origem de sua estrutura natural, mas da permanente rebeldia do espírito humano de confrontar-se com sua própria origem e realidade.

As transformações sociais que impactaram negativamente a estrutura familiar são aquelas que relativizaram o matrimônio legando-o apenas o status de mera relação de interesses assentados nos registros cartoriais. Transformaram o casamento num contrato de conveniências materiais sem definir um prazo claro de rescisão, mas dessa forma o fim é a única perspectiva possível.

A família fundada no casamento onde o homem e a mulher unidos vivem a fidelidade entre si e para com seus filhos é um modelo que jamais será superado sem consequências negativas graves e abrangentes em todos os campos das relações sociais.

Pensar na família como patrimônio da humanidade é jogar a luz da esperança sobre os grandes desafios e problemas de nosso tempo.


Texto do Programa Opinião Católica do dia 30 de maio de 2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nota aos Fiéis Católicos e as Pessoas de Boa Vontade sobre o Aborto de Crianças Portadoras de Anencefalia

O Futuro do Democratas - DEM

Impeachment do Secretário-Geral da CNBB