O Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude

O Papa Francisco veio ao Brasil e, particularmente, à cidade do Rio de Janeiro para a Jornada Mundial da Juventude, para indicar um caminho para a restauração espiritual e, consequentemente, do triste ambiente social brasileiro.

O Papa Francisco afirmou o caráter pastoral de sua visita na cerimônia, em que foi recepcionado por autoridades públicas, não permitindo uma possível manipulação política de suas palavras. Disse, como Pedro, naquela ocasião: não trago nem ouro nem prata, mas trago o que há de mais preciso em meu coração, o Senhor Jesus Cristo.

Repito, foi uma visita pastoral, que com a linguagem universal da Igreja Católica, perita em humanidade, essa característica ganha potência e abrangência indo ao encontro do coração não só dos fiéis católicos, mas das demais pessoas de boa vontade.

O Papa é portador da esperança que não decepciona. O próprio Cristo!

Em comunicação simples e direta o sucessor de Pedro reafirmou valores fundamentais esquecidos ou adormecidos no coração da sociedade brasileira.

A doença diagnosticada pelo Santo Padre foi o desânimo.

O Papa falou para os jovens, mas as suas palavras penetraram no íntimo de todos nós.
Importante é se destacar a presença do Papa Francisco em Aparecida. Foi um sinal belíssimo de amor e de devoção filial à Virgem Maria. A significativa presença do Papa em Aparecida trouxe como que uma revitalização da já consagrada Nação brasileira à Virgem Maria.

O pedido em oração manifestado pelo coração esperançoso do Papa Francisco à nossa mãe comum foi, resumidamente, o de acolher a cada um de nós sob o seu generoso manto. Recolocou-nos sob o poderoso manto protetor de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

O Papa sabe que a crise brasileira é mais de fundo moral e que a presença do mal se manifesta no egoísmo, no poder e no dinheiro, metas exclusivas de nossos governantes. Nunca antes na história deste país a corrupção foi tão visível e letal.

Enfrentando a realidade e sabendo que não se alteram de forma imediata as condições impostas por modelos e ações deletérias que, há tempos, não reconhecem a dimensão humana na sua inteireza, o Papa Francisco chama a atenção de forma dura para não matarmos a esperança.

Tenho certeza que todos nós agradecemos a Deus pela presença do Papa Francisco entre nós. Ergamos uma prece a Deus para que a catequese legada pelo Papa penetre e se fixe em nossos corações para que possamos nos aproximar Daquele que está sempre próximo, o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.


Texto do Programa Opinião Católica do dia 29 de julho de 2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nota aos Fiéis Católicos e as Pessoas de Boa Vontade sobre o Aborto de Crianças Portadoras de Anencefalia

Impeachment do Secretário-Geral da CNBB

O Futuro do Democratas - DEM