Os Sinais Perigosos da Economia Brasileira

A economia brasileira dá sinais de desaceleração. A previsão de crescimento para este ano sofreu nova indicação de queda e tanto analistas independentes quanto instituições do mercado financeiro apontam para um PIB por volta de 2%.

A questão central hoje da economia brasileira é a volta da inflação. Nenhuma medida do governo federal conseguiu fazer com que a tendência de alta da antiga inimiga dos trabalhadores em geral pudesse se manter na meta estabelecida para 2013. Hoje anualizada a inflação se aproxima velozmente de 7%.

O drama é este!

Mesmo com baixo crescimento seria possível uma estabilização e a manutenção de uma ordem econômica saudável. Porém, o descontrole inflacionário desarruma a economia, desgasta a relação com investidores brasileiros e internacionais e deságua, entre outras coisas, no desemprego.

Atento a esse quadro degenerativo da economia o Banco Central pela terceira vez seguida elevou a taxa de juros básica da economia para 8,5% mantendo o viés de alta.

É uma luta dura, inclusive, pelo descompasso entre o Ministério da Fazenda e o Banco Central cuja independência só agora se afirma.

Outro ponto significativo é que a previsão das receitas tributárias na prática não se efetivará, pois a esperada receita tinha como base um crescimento da economia superior a 3,5% ao ano. Hoje, como já informamos, a previsão de crescimento é um pouco acima da metade do que foi previsto nas estimativas do governo federal.

Isto afetará diretamente os valores financeiros das transferências constitucionais para Estados e municípios.

O governo federal precisa encarar que há a real necessidade de uma reforma administrativa para a contenção de gastos com uma máquina improdutiva, que hospeda parasitas e parceiros políticos inúteis.

Certamente outras medidas se fazem necessárias, mas o que se espera, de fato, é uma reviravolta moral, sinalizando que a compostura e a seriedade estão incorporadas a uma agenda de recuperação econômica e política do país.


Texto do Programa Opinião Católica do dia 16 de julho de 2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nota aos Fiéis Católicos e as Pessoas de Boa Vontade sobre o Aborto de Crianças Portadoras de Anencefalia

O Futuro do Democratas - DEM

Impeachment do Secretário-Geral da CNBB